Beijo Gelado

Confira algumas dicas de Alimentação Saudável!

Autor: Felipe Jacobini
13 de julho de 2018

Alimentos naturais são sempre melhor opção, para uma vida mais saudável, do que os processados!

Separamos algumas dicas com base no Guia Alimentar da População Brasileira, para que você possa melhorar sua alimentação e consequentemente ter uma qualidade de vida melhor. Confira estas 8 dicas abaixo.

1 – Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

Esta é a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável. Variedade significa alimentos de todos os tipos grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes.

2 – Limitar o consumo de alimentos processados

Os ingredientes e métodos usados na fabricação de alimentos processados alteram de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam.

3 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados 

Devido a seus ingredientes, alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo são nutricionalmente desbalanceados.

4 – Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre elas. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.

5 – Fazer compras em locais que ofertem variedade de alimentos in natura ou minimamente processados 

Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e de produtores. Prefira legumes, verduras e frutas da estação e cultivados localmente.

6 – Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas 

Lembre-se de que a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas. Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente crianças e jovens, a fazerem o mesmo.

7 – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias 

Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens.

8 – Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias

Ao utilizá-los com moderação, contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.

(Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira – Ministério da Saúde)

Tags:

Compartilhe:

Gostou? Deixe seu comentário.

Beijo Gelado© 1991-2024 | Criado por Criado por Brain ArtA Brain-Art | Desenvolvimento: Agência CWS